Efraim Filho está entre os 100 “Cabeças” do Congresso.

O deputado Efraim Filho (DEM/PB) está novamente entre os 100 mais atuantes do Congresso Nacional. Na Paraíba apenas três congressistas foram citados. “É gratificante ser citado em lista onde o trabalho da gente é reconhecido”, ressaltou Efraim.

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 65 são deputados e 35 são senadores.

Além dos “100 Cabeças”, desde a 7ª edição da série, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulga levantamento incluindo na publicação um anexo com outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar.

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas.

Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo1, destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

Efraim Filho foi reconhecido como um dos parlamentares mais influentes desde o seu trabalho na CPI dos Fundos de Pensão em 2015, onde mostrou mais fortemente sua capacidade de conduzir debates polêmicos.  Os 100 cabeças do Congresso Nacional é uma espécie Oscar, onde cada parlamentar é avaliado individualmente.

Efraim Filho está entre os poucos parlamentares que conhecem de fato o Processo legislativo, que para efeito deste trabalho, é entendido como algo além dos procedimentos formais de elaboração, apresentação e deliberação de leis no âmbito do Poder Legislativo.

Efraim, neste particular, precede e extrapola essas fases da tomada de decisão no rito de tramitação do Congresso para alcançar a influência da sociedade, das organizações e dos demais poderes interessados na formulação e conclusão das negociações que antecedem a institucionalização das leis.

 

Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *