Efraim faz homenagem a Ivan Bichara Sobreira

23 de maio de 2018

O deputado Efraim Filho (DEM/PB) presidiu nesta quarta-feira (23) a sessão solene, da Câmara dos Deputados, em homenagem ao centenário de nascimento do ex-governador da Paraíba Ivan Bichara Sobreira que ocupou também os cargos de deputado estadual (foi Presidente da Assembleia Legislativa),deputado federal (foi líder da oposição). Membro da Academia Paraibana de Letras, professor emérito da Universidade Federal da Paraíba-UFPB e deixou três obras literárias publicadas (Carcará, Joana Dos Santos e Tempo de Servidão).

De acordo com o parlamentar o ex-governador, Ivan Bichara, “deixou um legado de homem público ético e honesto. Reconhecido pela sua atuação política. Ele foi um intelectual dedicado e escritor prolífico”. Efraim disse ainda que Bichara deixou registrada sua competência em todas as atividades que se dedicou.

“Para as pessoas que o assessorou ou compartilhou do seu ciclo profissional e de amizade sabe que nem todo homem público que se destaca na política consegue fazer o mesmo no mundo das letras. Mas o cajazeirense Ivan Bichara Sobreira sempre esteve entre essas exceções. “ afirmou o deputado.

História

Ivan Bichara Sobreira nasceu em Cajazeiras (PB) no dia 24 de maio de 1918 e morreu em 11 de junho de 1998 no Rio de Janeiro.

Trabalhou no jornal A Imprensa, onde entrou por meio de concurso, e iniciou sua escalada na vida pública ingressando no Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI), onde exerceu a função de Oficial de Administração. Cursou Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade do Recife, em 1946.

Foi deputado estadual e federal em várias legislaturas. Nomeado presidente do Conselho Consultivo das Caixas Econômicas Federais, foi indicado pelo presidente Ernesto Geisel candidato ao governo da Paraíba nas eleições indiretas.

Eleito pela Assembleia Legislativa paraibana, tomou posse em março de 1975 sucedendo o ex-governador Ernâni Sátiro. Em agosto de 1978, deixou o governo da Paraíba, sendo substituído pelo vice-governador Dorgival Terceiro Neto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *