Efraim destaca Novo Fies e alerta para abertura de inscrições

19 de Fevereiro de 2018

MEC abriu hoje as inscrições para o Fies 2018, essa é a primeira edição do programa no formato novo.

Na avaliação do deputado Efraim Filho (DEM/PB) a edição 2018 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será mais atrativa este ano, não só em função da previsão de juros zero, mas também pelas condições de pagamento.

“Os novos moldes do programa preveem mudanças na taxa de juros, no prazo para pagamento do saldo devedor e na abrangência da faixa de renda para os interessados no financiamento estudantil. Um dos pontos importantíssimos neste novo modelo é que o aluno saberá o valor integral do curso a ser financiado durante a assinatura do contrato”, explicou o parlamentar.

Ainda de acordo com o congressista o programa agora é dividido em três modalidades. A primeira delas oferece juros zero para candidatos com renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. “Além das vagas a juro zero, há ainda outras duas modalidades de financiamento, voltadas a estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos. Das 310 mil vagas oferecidas pelo Fies em 2018, 100 mil terão o pagamento das prestações sem a cobrança de juros”. Afirmou Efraim.

Para concorrer a um financiamento, o candidato precisa ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação.

Carência

As mudanças acabam com o prazo de carência de 18 meses após a conclusão do curso para o estudante começar a pagar o financiamento. O prazo máximo para pagamento será de 14 anos e a quitação começa logo após o término do curso.

As inscrições que começaram nesta segunda-feira (19), serão encerradas dia 28 deste mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *